Problema Solucionado
A EDISCA é uma organização não governamental que há 28 anos vem desenvolvendo projetos e programas de defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, residentes em áreas periféricas com os piores indicadores sociais de Fortaleza. Nossa missão é Promover Desenvolvimento Humano desenvolvendo fatores de proteção contra a violação de direitos e a exclusão social. Nas Pesquisas internas junto às famílias atendidas pela EDISCA, na avaliação psicossocial e de saúde realizada anualmente, e nos relatos expostos nos grupos de convivência, nos deparamos com um cenário de violência contra mulheres, o que exigiu de nós a criação de uma proposta educacional e de geração de renda que gerasse transformação na vida dessas mulheres, tão ou mais fragilizadas que suas filhas devido à cultura machista e à circunstância de pobreza que as envolve. Sendo a EDISCA uma instituição essencialmente feminina, com predominância de mulheres ocupando os cargos de gestão e de operacionalização, com um corpo discente notadamente composto por meninas (95%), e a participação dos responsáveis pelas crianças essencialmente formado pelas mães. Nesta configuração, as questões de gênero invadem e permeiam toda a prática e ideário institucional.
Descrição
A metodologia caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades integradas nas áreas de saúde e nutrição, desenvolvimento psicossocial e qualificação para o mundo produtivo. O itinerário formativo inclui:
Oficinas profissionalizantes
Grupos sócioeducativos
Aconselhamento psicológico individual
Oficinas de empreendedorismo e gestão de pequenos negócios;
Desde a implementação do projeto em 2003, observamos que, ao finalizarmos um ano de formação, em média 30% das educandas tomava a iniciativa de começar a trabalhar em casa ou buscar espaço no mercado formal. Sabendo disso, criamos o Kit empreendedorismo para estimular e apoiar as iniciativas de pequenos negócios.
IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO.
Mobilização das famílias, processo seletivo e matrícula.
A divulgação do projeto é realizada nas reuniões gerais e setoriais com as famílias. Agendamos uma semana para as inscrições. O processo seletivo inclui entrevistas individuais e reuniões com o grupo de candidatas.
Construção do Marco Zero
A partir da coleta de dados sócio-econômicos por meio de questionário e entrevistas, são levantados os aspectos tangíveis e intangíveis da realidade das mulheres que serão alvo de mudanças com a execução do projeto. A definição do ponto de partida ou início do projeto fornecerá subsídios necessários para o acompanhamento e avaliação dos resultados. O levantamento do perfil sócio-econômico investiga condições mínimas para as seguintes dimensões: Dinâmica familiar; Saúde; Educação; Habitação; Identificação; Trabalho e renda
DETALHAMENTO DAS AÇÕES
Disposição das turmas: Conforme os resultados de levantamento de interesses e aptidões serão formadas as turmas. Cada turma terá carga horária semanal de 6 horas, distribuídas em 2 turnos de 3 horas, sendo a seguinte estruturação por turma:
Oficinas Profissionalizantes: 20 horas mensais por 10 meses/ano.
Grupos de Psicoeducativos: 4 horas mensais por 10 meses/ano.
Oficinas sobre Empreendedorismo & Gestão básica: 20 horas durante o último mês de execução do projeto.
Grupos socioeducativos: Todas as educandas participam semanalmente de grupos socioeducativos com 1 hora de duração. O eixo central é a formação em direitos humanos e cidadania. São integrados temas transversais: identidade, projeto de vida, autoestima, valores, afetividade e sexualidade, família, psicologia do desenvolvimento, saúde, educação e proteção infantil. A metodologia inclui exposição dialogada, roda de conversa, jogos psicoeducativos, estudo de casos, leitura e debate de textos, exibição e debate com vídeos.
Oficinas profissionalizantes: Com carga horária semanal de 5 horas, as oficinas profissionalizantes buscam ampliar as condições necessárias e requeridas no atual mundo produtivo, oportunizando, assim, o surgimento de novas perspectivas para o provimento e sustento dos núcleos familiares. As oficinas foram pensadas com o objetivo de apresentar ferramentas conceituais e metodológicas para a concretização de projetos coletivos e individuais. Ao final da etapa dos cursos profissionalizantes, realizaremos oficinas sobre empreendedorismo, gestão de pequenos negócios.
Ao final do processo formativo, as educandas são estimuladas e orientadas para a elaboração de um projeto de trabalho na área dos cursos. Além do projeto, critérios como comportamento, desempenho nas oficinas e interesse em montar um negócio formam a base da avaliação realizada pela equipe de profissionais do projeto. Serão selecionados projetos, sendo cada cada kit avaliado em torno de R$ 1.000,00.
Atendimento em Saúde e Nutrição: A partir das necessidades levantadas por meio do questionário sócio econômico, são realizadas oficinas na área de educação para a saúde e encaminhamentos para especialidades médicas, se necessário. Quanto à nutrição, além do provimento de refeições, são realizados encontros e discussões sobre o valor nutritivo dos alimentos, higiene e preparo dos mesmos, alimentação balanceada, dentre outros. São fornecidas refeições completas a todas as educandas do projeto.
Oficinas de Gestão e Empreendedorismo: Nestas oficinas as mulheres terão acesso a informações para implementar e gerir um pequeno negócio. Os conteúdos aqui trabalhos versam sobre os conhecimentos básicos de administração e elaboração de um plano de negócios individual ou coletivo.
Recursos Necessários
Duas Salas de aula com capacidade para 20 educandos (máximo), dotada com cadeiras, quadro branco, birô e equipamentos para as oficinas;
Material para uso nas atividades: papéis, canetas, lápis, giz de cera, pincéis atômicos, tesouras, réguas etc.
Material para oficinas: específicos para cada oficina;
Material pedagógico: vídeos, textos, jogos pedagógicos, material informativo na área de educação para as áreas de gênero, cidadania, educação e saúde;
Apostilas específicas para as oficinas na quantidade do número de educandas;
10 computadores com acesso à internet;
Uma sala de treinamento e capacitação: com capacidade para 50 pessoas
Um projetor de slides
Uma TV e um aparelho de DVD
Estimativa Mensal para atendimento a 100 mulheres
Recursos Humanos
Psicóloga – Facilitação de grupos: R$ 100,00 x 4 turmas x 4horas semanais x 4 semanas = R$1.600,00
Coordenação do projeto: 20 horas semanais = R$ 2.500,00
Instrutor de curso profissionalizante: R$50,00 x 4 turmas x 5 horas semanais x 4 semanas = R$ 4.000,00
Recursos Materiais e utensílios
Material pedagógico: R$ 500,00
Material para os cursos*: R$ 1.200,00
Utensílios*: R$ 4.000,00 (custo fixo)
* cursos na área gastronômica
Transporte e alimentação das participantes
Transporte: R$ 6.000,00
Alimentação: R$ 7.000,00
Fardamento: R$ 2.000,00 (custo fixo)
Acrescentar despesas variáveis de manutenção e infraestrutura: Equipamentos / Água / energia / limpeza
Custo Mensal: R$ 22.800,00 Custo Fixo: R$ 6.000,00
Resultados Alcançados
No Projeto A Vida é Feminina, definimos a integração de quatro eixos de desenvolvimento: educação, saúde, desenvolvimento pessoal e produtividade. As mulheres adquirirem habilidades produtivas ao mesmo tempo em que participaram de oportunidades educativas importantes para seu crescimento pessoal e social. Durante esse processo, constatamos e registramos a experiência de mulheres que conseguiram elaborar e por em prática um projeto de vida que incluiu mudanças no plano pessoal e nos padrões de relacionamento interpessoal culminando com a elaboração e realização de um projeto de trabalho e geração de renda.
Os resultados constatados convergem diretamente para uma significativa melhora nas condições de vida das famílias, com redução da violência doméstica, posto que estas mulheres aumentaram e qualificaram o acesso às políticas públicas, diminuindo assim os riscos pessoais e sociais a que estavam expostas. Também registramos ganhos concretos pela elevação da renda familiar e ampliação das possibilidades de inserção no mundo produtivo.
Foram 43 cursos profissionalizantes num total de 4800 horas aula nas áreas de Estética e beleza; Corte e Costura e Moda; Gastronomia; 35% das mulheres que participaram das oficinas profissionalizantes estão inseridas no mercado de trabalho nas áreas dos cursos profissionalizantes. 32% passaram a contribuir com a renda familiar em outras áreas profissionais; O impacto na renda familiar chega a 150%;
Foram quase 1.200 horas de atividades socioeducativas, incluindo a atividade regular de grupos, oficinas de educação jurídica e palestras. 81% das mães relatam ter melhorado o relacionamento com os filhos utilizando o diálogo para resolução de conflitos; 100% das mães afirmam estar investindo mais nos cuidados com a saúde, aparência e conduta; 54% afirma que passou a dar mais informação aos filhos como resultado da participação no projeto;
Desde 2003, o projeto já atendeu 275 mulheres. A média de permanência dessas mulheres no projeto é de 12 meses.
Metodologia já sistematizada e disseminada para outras ONGs e organizações governamentais.
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