Problema Solucionado
Com a extensão territorial da Bahia, constituída por 417 municípios, o prosseguimento aos estudos após a conclusão do ensino fundamental era algo inacessível aos moradores de localidades distantes e de difícil acesso. É o caso da comunidade de Parateca, localizada a 899km de Salvador e a 85km de Malhada, cidade mais próxima. Esta realidade reflete os índices explicitados no Censo Escolar de 2004, no qual o número de educandos de Ensino Médio no Brasil que residem em localidades sem a existência de Escolas para o Ensino Médio e que são transportados para as escolas urbanas chega a 831.173. Na Bahia, esse número atinge um total de 125.125 pessoas, transportadas, na maioria das vezes,em veículos sem as condições adequadas de segurança e conforto. Vale destacar que o risco à vida das pessoas e as dificuldades de frequência associada às condições de acesso, são incomensuráveis. Neste sentido, atender aos estudantes no campo, num Estado que tem a maior população rural do país, vem se tornando possível por meio da alternativa pedagógica Ensino Médio com Intermediação Tecnológica a qual tem sido eficaz no enfrentamento ao desafio de viabilizar o acesso à educação a comunidades longínquas.
Descrição
A solução tecnológica viabilizada pelo uso de uma moderna plataforma de telecomunicações via satélite com o software IP.TV (Internet Protocol Television), que inclui recursos como videoconferência, permite a articulação de aspectos metodológicos, pedagógicos e tecnológicos que faculta a inserção dos assistidos por essa estratégia na dinâmica mundial. Para tanto, as salas associadas ao programa são equipadas com Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD 37 polegadas, impressora a laser, no-break e acesso à Internet em banda larga via satélite. Outro recurso tecnológico usado no programa é a Plataforma Moodle, que constitui o ambiente virtual de ensino, de fácil manuseio, destinado a oferecer suporte teórico e metodológico aos professores especialistas e mediadores do Programa, bem como socializar as produções educativas dos estudantes. Sua estrutura é composta de diretórios de acesso, nos quais são postadas as videoaulas, informações administrativas e pedagógicas, legislação educacional, material de ensino (vídeo, áudio, slides, textos, livros, revistas, jornais e outros de interesse geral) didático e formação de professores, além de produções discentes. Metodologicamente, o EMITec ocorre pela utilização de multimeios: os professores especialistas, presentes em uma sala/estúdio, localizada em Salvador, desenvolvem suas atividades pedagógicas no preparo e exibição das aulas ao vivo diariamente, além das orientações para os mediadores.Tal metodologia estimula a construção do conhecimento, mediante o trabalho investigativo, cooperativo e de integração de grupos, criando um ambiente propício e incentivador da criatividade e aprendizagem. Nesse processo, a (re)significação de conceitos e a consequente construção do conhecimento poderá ocorrer de forma interativa. Essa metodologia exigirá do professor uma prática docente compatível com o uso contínuo das TIC e o domínio do conteúdo específico.Os educandos, em salas de aula, localizadas em suas comunidades nos vários municípios baianos, são orientados por um professor mediador ou tutor. Assim, conectados com o estúdio, podem interagir com o professor especialista, posicionando-se diante da câmera nas respectivas salas de aula, com transmissão de imagem, voz e dados, resultando em um diálogo efetivo, que garante a completa comunicação em tempo real. Os conteúdos trabalhados no EMITec compreendem os componentes curriculares estabelecidos pelo Conselho Nacional de Educação para compor a base nacional comum para o ensino médio. Importante ressaltar que além do trabalho com conteúdos curriculares o EMITec também propõe atividades trans e interdisciplinares com vistas a incorporar temas da atualidade, que permeiam a cultura regional, bem como os transversais recomendados nos PCNs. Além disso, é incluído ao calendário gincanas e feira do conhecimento nas quais são desenvolvidas ações promotoras do exercício da cidadania, com participação de toda a comunidade escolar e do entorno, bem como é estimulada a criatividade e o conhecimento científico dos estudantes. Tais estratégias visam contribuir para a formação integral e integrada dos educandos e educandas, bem como ampliar o espaço para além dos muros da escola. Dentre os conteúdos digitais é propiciado um ambiente interativo, capaz de operar em chats, orientando a construção de blogs, fóruns, acesso a programas em rede e do tipo Wiki e Twiki, e-mails, além da possibilidade de rever aulas, permitindo a interação dos educandos entre si, entre os mediadores e especialistas, tanto para esclarecimentos de dúvidas como para organização de projetos e divulgação de atividades. Além disso, temos "Atividades Complementares" que atua como reforço e representa uma das disciplinas que compõem a matriz curricular do EMITec, sendo ofertada para as três séries do Ensino Médio. O objetivo é corrigir defasagens básicas em LPLB e Matemática.
Recursos Necessários
MATERIAIS PARA ESTÚDIOS
Sistema de Câmeras Ptz Robotizada, com sistema de sinal HD; câmera de documentos fixa de teto para captura de imagens com resolução HD; câmera HDV, kit de baterias com carregador; câmera fotográfica digital, profissional, com resolução mínima de 14 MP (mega-pixels); mesa de som – 12 canais; tripé para filmadora profissional; microcomputador; monitor de áudio profissional; switch de vídeo com no mínimo 08 (oito) entradas de vídeo; teleprompter completo (com monitor e software de produção); tela interativa completa com monitor em LCD 17´; seletor (comutador) de áudio e vídeo com no mínimo 4 entradas; gravador de DVD de mesa com HD interno; deck de vídeo tape com no mínimo HDV; microfone cardióide de mão com fio; microfone de lapela sem fio; microfone de mão sem fio; kit iluminação fria; set light iluminador; set light com bandeira com lâmpadas 110v; notebook; HD externo (com 4,0TB de armazenagem; TV 42” LED; TV 37” LED; impressora laser colorida; placas firewire PCI; distribuidor fone; ilha de edição; headphone; mesa de áudio; aparelhos de DVD; aparelho de Blu-ray; gravador de Blu-ray; impressora colorida de CD/DVD/Blu-ray; lousa digital; nobreak; botoneira com som/luz; cadeira ergonômica; baterias e recarregadores para todos os equipamentos utilizados; cabeamento e conectores para interligação.
MATERIAL PARA A UNIDADE ESCOLAR
Computador; monitor; TV LCD; estabilizador ou nobreak; impressora; web cam; microfone direcional; cabos para conexão; antena parabólica, projetor.
Resultados Alcançados
O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) propõe uma práxis educativa contemporânea, com vistas à transformação social, de forma concreta na intervenção da realidade. É uma ação social de elevado custo tecnológico e importância, tendo como finalidade erradicar a falta de oportunidade de acesso ao ensino médio, uma vez que parte considerável da população baiana ainda não tem escola desse nível de ensino. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, possibilitaram o acesso aos mecanismos que fazem com que o ensino/aprendizagem seja levado aos locais mais distantes. Assim, o número de atendidos pelo EMITec já se somam em 15.838 estudantes, lotados em 759 turmas, distribuídas em 137 municípios baianos. Essa forma de educar tem permitido suprir a necessidade de grande parte da população que reside em regiões distantes e têm dificuldade de acesso à educação convencional. Desse modo, a estratégia metodológica tem revelado condições de proporcionar maior desenvolvimento humano e, consequentemente, melhor qualidade de vida à população menos favorecida do interior do estado da Bahia, em virtude do desenho didático pedagógico adotado que inclui atividades escritas, lúdicas e de exercício cidadão que favorece a integração das múltiplas inteligências ao corpo de instrumentos avaliativos do EMITec. No fluxo dos resultados, já é possível observar os frutos da iniciativa na vida dos estudantes, ao identificar na localidade rural de Parateca - Malhada/BA, a estudante Luzimar Almeida Pessoa, concluinte da turma de 2011, que constitui a prova concreta da efetivação da metodologia Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, ao ser aprovada no vestibular 2012 da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Os resultados também são explicitados por meio dos depoimentos e relatos de satisfação dos estudantes: “Acho que o ensino na escola avançou muito com essa tecnologia. Na sala de aula, a gente tem os computadores e os mediadores que ficam para tirar as nossas dúvidas. Isso ajuda a aprender. Tudo melhorou e ficou muito mais motivante.” - Romário Lima, 15 anos, estudante do 1º ano do Colégio Estadual Joaquim Inácio de Carvalho, em Irará-BA. Ainda no fluxo dos resultados, verifica-se o cumprimento dos objetivos dessa metodologia ao observar-se o cômputo de concluintes de 2012 que atinge o total de 9.024 alunos. Neste sentido, os resultados qualiquantitativos expressam o impacto positivo na vida das comunidades, propiciados pelo acesso a educação.
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